De acordo com a Lei de Cotas, toda empresa com 100 ou mais funcionários é obrigada a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência.
INCLUSÃO DE PROFISSIONAIS COM DEFICIÊNCIA
A contratação e a inclusão de pessoas com deficiências no mercado de trabalho é um dos pilares da Responsabilidade Social.
Mais do que cumprir o que determina a Lei de Cotas, a contratação de PCD – pessoas com deficiência – é uma oportunidade para que as empresas fortaleçam seus quadros com profissionais tão ou mais qualificados e produtivos do que os demais colaboradores.
Por meio das diferenças, sua empresa pode enxergar novas oportunidades de negócio e engajar seus colaboradores através da união de suas particularidades e capacidades
Além de oportunizar a inclusão dos PCDs, que ganham independência e reconhecimento quando se inserem no mercado de trabalho, ao contratar esses profissionais a empresa também dá um passo importante na busca por uma gestão de pessoas mais humana e livre de preconceitos.
A inclusão de profissionais PCDs no mercado de trabalho tem como marco no Brasil a lei nº 8.213, de 1991, a Lei de Cotas. Ela foi regulamentada em 1999, por meio do decreto nº 3.298. Mas, na prática, sua implantação evoluiu de forma lenta, à medida que a própria legislação foi sendo aprimorada, bem como os mecanismos de fiscalização.
De acordo com a lei, a obrigatoriedade da contratação de PCD é aplicada nas empresas com 100 ou mais colaboradores, em um percentual que varia entre 2% e 5%, conforme abaixo:
- até 200 funcionários: 2%;
- entre 201 e 500: 3%;
- entre 501 e 1000: 4%;
- a partir de 1001: 5%;
Cabe ao Ministério do Trabalho e Emprego a fiscalização das empresas quanto ao cumprimento da Lei de Cotas, e a empresa que descumpri-la poderá ser multada. O valor da penalidade é calculado por colaborador PCD não contratado, de acordo com a cota estabelecida. Em 2018, essa multa varia de R$ 2.284,05 a R$ 228.402,57 por colaborador, de acordo com a gravidade da infração.
O Grupo Sucel vem se aprimorando cada vez mais em recrutamento e seleção de pessoas com deficiência (PCD), com vasto banco de currículos exclusivo para profissionais com deficiência e grandes organizações que buscam o potencial humano na diversidade.
É importante, ainda, tomar alguns cuidados no recrutamento e seleção dos PCDs. Nesse processo devem ser observadas algumas etapas diferenciadas para garantir a assertividade da contratação, respeitando aspectos como a inclusão e o atendimento das demandas da própria organização
Sabemos o quão difícil é conseguir o candidato certo para sua vaga. Por isso nos tornamos especialistas em PCD: O Grupo Sucel seleciona e encaminha os melhores candidatos para sua empresa.

“QUEM É DIFERENTE? TODOS.
QUEM É IGUAL? NINGUÉM.
IGUAIS SÓ OS DIREITOS – NÃO AS PESSOAS.
MERECEMOS TODOS AS MESMA OPORTUNIDADES.
ASSIM, REFLETIREMOS O QUE A SOCIEDADE TEM DE MELHOR.”
Autoria: GPA IGUAIS