O Novo eSocial, quais as principais novidades?
A principal novidade do Novo eSocial, é justamente a sua simplificação em comparação ao eSocial.
Alguns pontos principais foram revistos baseado na opinião dos usuários e desenvolvedores, as informações necessárias não serão mais redundantes e sim objetivas, fazendo com que seus campos sejam menores e consequentemente a inscrição dos dados no sistema seja simplificada.
Vale destacar que os investimentos que as empresas tiveram em treinamento, capacitação, software e etc, irá valer o Novo eSocial ainda utilizará da base do anterior, a transmissão será online mas com uma maior flexibilidade, tendo regras mais flexíveis o sistema visa facilitar e reduzir o erros das informações inseridas.
Premissas do Novo eSocial
- Foco na desburocratização: substituição das obrigações acessórias
- Não solicitação de dados já conhecidos
- Eliminação de pontos de complexidade
- Modernização e simplificação do sistema
- Integridade e continuidade da informação
- Respeito pelo investimento feito por empresas e profissionais
Algumas perguntas frequentes sobre o Novo eSocial.
Qual a data que o sistema entrará em vigor?
O Novo eSocial ira entrar em vigor em Janeiro de 2020. Porem em breve o próprio eSocial terá alterações para convergir com as premissas do novo sistema.
Ainda é necessário utilizar o atual eSocial?
Sim, não foi suspenso o seu uso e todas as informações e prazos continuam em vigor. Apenas novos dados, novas fases, não serão solicitados até a mudança para o novo sistema. A substituição da DCTFWeb em substituição a GFIP, além da utilização dos dados do eSocial para benefícios como INSS e Seguro Desemprego, que estão em vigor, sempre visando que é de fundamental importância que o sistema atual continue a ser alimentado.
Fonte: Portal eSocial