Conciliar a vida pessoal e a profissional sempre foi um desafio para grande parte da população e com a chegada da pandemia, a situação se agravou, principalmente pela necessidade de trabalhar remotamente.
Muitas pessoas se queixam de falta de tempo com a família e amigos, pois o trabalho domina a maior parte da rotina.
Além disso, muitos colaboradores dedicam tempo além do expediente, para trabalhar em projetos da empresa.
O trabalho em excesso pode gerar diversas consequências, entre elas estão, a insônia, estresse elevado, surgimentos de crises de ansiedade, etc.
Encontrar o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal pode ser uma tarefa difícil, entretanto, na maioria dos casos, a maior questão à ser tratada é a gestão de tempo, por isso, separamos algumas dicas essenciais para o processo.
A má gestão do tempo é uma das maiores causas para o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, por isso, é necessário estabelecer horários e limites.
É interessante fazer o uso de planners ou agendas, para auxiliar na criação de um cronograma.
É fundamental refletir sobre como você costuma usar seu tempo e entender quais atividades realmente agregam no seu dia.
O tempo que costuma ser utilizado para a realização de tarefas dispensáveis ou até mesmo para procrastinação, pode ser utilizado com atividades produtivas, tanto para desenvolvimento pessoal como profissional.
Geralmente, estar no auge da carreira profissional é satisfatório, e gera metas maiores, porém, é importante priorizar a saúde física e mental.
Lembre-se de reservar tempo para momentos de satisfação pessoal, seja em passeios com família e amigos ou até mesmo tempo sozinho realizando uma atividade de sua preferência.
Equilibrar a vida pessoal e profissional é essencial para uma melhor condição de vida, por isso, é importante se priorizar e saber otimizar seu tempo para que seja possível realizar as atividades profissionais e pessoais.