O absenteísmo é um padrão habitual de ausências no trabalho, seja por falta ou atraso, cuja soma dos períodos de ausência geram prejuízos às organizações.
Causas do Absenteísmo:
- Doença efetivamente comprovada – com atestado Médico
- Doença não-comprovada – exemplo: gripe
- Enfermidade na família
- Atrasos involuntários por motivos de força maior
- Faltas voluntárias por motivos pessoais
- Dificuldades financeiras
- Problemas de transporte
- Baixa motivação para trabalhar
- Supervisão precária da chefia
- Políticas inadequadas da organização
Como podemos eliminá-lo?
Com uma boa gestão, adotando boas práticas contribuirão para um ambiente de trabalho mais agradável e uma equipe mais produtiva
Práticas como:
Diálogo: muitas pessoas têm dificuldade em expor seus problemas ou insatisfações. Quando esta iniciativa parte da empresa, com o intermédio do RH, o empregado entende que está sendo ouvido e que a empresa está preocupada com ele. Porém, nesta hora é bom estar preparado para ouvir críticas, reclamações e problemas que você nem saiba que existam.
Saúde: avaliar em conjunto com o médico da empresa os motivos dos afastamentos comprovados por atestados, pois o empregado pode estar sofrendo alguma doença que lhe careça de apoio.
Tenha um bom ambiente de trabalho: estimule um clima em que as pessoas e equipes trabalhem em harmonia. O local deve ter layout agradável, boa insolação, salas arejadas e equipamentos em bom estado.
Jornada de trabalho: monitorar possíveis extensão no horário de trabalho que possam extenuar a capacidade física dos funcionários.
Comunicação: invista em ferramentas que mantenham os funcionários bem informados e de forma clara e objetiva para evitar ruídos internos.
Isso tudo, claro, sem mencionar que a empresa deve possuir um plano de remuneração e benefícios, que seja equilibrado e coerente com o mercado.
São essas algumas das atribuições do gestor para melhorar o ambiente de trabalho e mitigar o Absenteísmo!