Sua rede social pode ser uma aliada para a sua carreira

Muito se fala sobre o cuidado que se deve ter no momento da elaboração de um currículo profissional, visto que num processo de recrutamento e seleção, se bem elaborado, ele é o responsável por transmitir a primeira impressão para o recrutador. Mas você já parou para imaginar que o seu perfil na rede social pode ser a segunda impressão necessária para eliminá-lo de um processo seletivo?

Atualmente a análise do perfil do candidato nas redes sociais já se configurou uma realidade para os profissionais de recursos humanos. Tal prática, se dá pela necessidade de avaliar tendências comportamentais, impossíveis de vê-las através de uma simples análise curricular, que tem como objetivo específico analisar informações técnicas sobre um candidato. Os perfis disponibilizados nas redes sociais funcionam como um transmissor de informações que auxiliam o recrutador a traçar o perfil da pessoa avaliada.

Tendo consciência de que um empregador pode ter seu olhar influenciado através do que um candidato posta, compartilha e publica na internet, é necessário ter atenção à identidade e reputação online, mas sem perder a personalidade. Diante disso, compartilhamos 6 dicas para que o seu perfil na rede social seja um aliado da sua carreira profissional:

  • Cuidado com a gramática
    Escreva corretamente e com clareza. Sua capacidade de comunicação pode ser bem avaliada e será um ponto a seu favor.
  • Tenha ética
    Não fale mal de colegas, de empresas, não menospreze ninguém, não faça críticas que não sejam construtivas e não utilize vocabulários inadequados.
  • Cuidado com seus comentários e posts
    Ser bem-humorado é um ponto positivo, porém devemos avaliar que tipo de humor estamos transmitindo. É possível ser bem-humorado sem perder de vista o pudor, o respeito e o bom senso.
  • Crie uma identidade online
    Tenha personalidade, mas avalie de que forma você deseja ser visto. Recrutadores costumam avaliar através do seu perfil se você tem acesso a bons conteúdos.
  • Rede profissional requer perfil profissional
    Evite falar de assuntos pessoais. Em redes de cunho profissional, fale de assuntos profissionais. Esse tipo de rede se caracteriza por funcionar como uma vitrine online disponível para o mercado, portanto seu perfil pode está sendo avaliado neste exato momento.
  • Evite incoerências entre perfis
    É claro que o objetivo do seu perfil no facebook é diferente do seu perfil no linkedin, porém você deve ter uma personalidade independente da rede que utilizar, pois o seu perfil particular pode desfazer a imagem que deseja transmitir através do seu perfil na rede profissional.

 

 

 

,
Post anterior
6 Dicas para uma boa entrevista de EMPREGO
Próximo post
A GERAÇÃO Y NO TRABALHO Por que contratá-los? Os Nascidos entre 1981 e 1994

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu