Como anda o seu tempo?

Você é daquelas pessoas que está sempre sem tempo?

Daqueles profissionais que sempre estão com mil coisas atrasadas?

Bem isso é bastante comum nos dias de hoje: não termos tempo para nada. É uma das maiores dificuldades modernas. A gestão do tempo!

Na verdade o tempo é igual para todos. Independentemente da nacionalidade, idade, religião, etnia, todos nós temos 24 horas por dia, nem mais e nem menos.

Em uma estimativa nós trabalhamos 8 horas ou 10 horas, então teríamos – numa matemática simplista – de 8 a 10 horas diariamente para nós.

E ainda não  sobra tempo?

Temos que computar o tempo de deslocamento até o trabalho, tempo de alimentação, banheiro, banho, etc. Consumimos umas boas 5 horas aí. Sobram em média 4 horas ainda…

Na verdade não sobram, porque usamos mal o nosso tempo.

Trazemos essa reflexão porque estamos sempre correndo contra o tempo, por mais que esteja tudo sob controle falamos que estamos na “correria” como se isso fosse algo positivo e que a correria significasse produtividade e resultados.Mas não! Ter tempo é ter vida.

Se temos a consciência de fazer uma educação financeira ou uma gestão de recursos para deixar nossa vida no azul e tirar do vermelho, a gente esquece de fazer uma gestão de tempo e acaba perdendo “vida” por algo desnecessário.

Muitas vezes vale mais a pena “perder” uns dois minutos planejando as 12 horas de trabalho do dia do que perder a metade do dia com imprevistos ou “assuntos fura pauta”.

Então vamos lá:

Com um bom gerenciamento pessoal é possível conciliar várias tarefas e executá-las da melhor maneira, sem desperdiçar tempo. O modo mais eficiente de conseguir cumprir todos os afazeres é planejar bem o dia.

Dicas para gerenciar bem o tempo:

  1. Organize-se

Limpe sua mesa e faça uma lista das atividades que precisam ser cumpridas. Inicie a lista com as mais importantes e urgentes.

  1. Prazos

Estabeleça quanto tempo terá para realizar cada tarefa, deixando uma margem para imprevistos e possíveis interrupções.

3. Priorize

Comece o trabalho resolvendo o que é mais difícil e demorado. Deixe as tarefas mais corriqueiras para o fim do dia.

4. Fuja das distrações

Desviar a atenção por alguns instantes pode acabar fazendo diferença no fim do dia. Para compensar o tempo perdido com as distrações você inevitavelmente pegará o tempo de outras atividades “emprestado”. Evite os principais focos de distração como acessos desnecessários a redes sociais particulares, uso indevido dos smartphones ou até mesmo de conversas paralelas fora dos intervalos.

5. Esqueça as prorrogações

Sempre termine uma atividade antes de começar outra. Não prorrogue os prazos para as tarefas importantes

6. Reserve tempo para as atividades de rotina

Não deixe de incluir em seu planejamento diário alguns minutos para checar e-mails, atualizar relatórios e conversar com a equipe.

7. Estabeleça períodos de concentração

Combine com a equipe momentos em que não serão permitidas interrupções no trabalho, a não ser em caso de extrema urgência.

8. Planeje as ligações telefônicas

Poupe tempo falando apenas o necessário. Vale fazer um esboço do que precisa dizer e do que é necessário saber.

9. Faça intervalos

Descansar a mente de tempos em tempos é essencial para manter a produtividade. A cada hora, reserve dois ou três minutos para alongar o corpo.

10. Peça ajuda

Pergunte a si mesmo se é a pessoa certa para realizar determinada tarefa e, se achar que não, admita e peça ajuda.

Com um bom gerenciamento do tempo, você consegue ampliar sua produtividade e contribuir para a melhor performance de toda a equipe. Um bom desempenho aumenta as chances de promoção na empresa e eleva a autoestima e a motivação.

Não tem mistério, descubra por onde seu tempo se esvai e você verá que ajustando  com  essas dicas  você poderá colocar suas atividades nos eixos e dar conta perfeitamente de suas atribuições.

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